ODONTOPEDIATRIA

A Odontopediatria é a especialidade que se encarrega da prevenção e tratamento das mais distintas patologias dentárias das crianças, desde que nascem até à adolescência. Os primeiros dentes, chamados dentes de leite, são temporários e à medida que crescemos estes caem e aparecem os dentes definitivos. A odontopediatria vai encarregar-se de controlar cuidadosamente esta transição até à idade adulta.

Para além disso, os odontopediatras detetam de forma precoce anomalias na posição dos maxilares, podendo encaminhar o paciente para um ortodontista para poder intervir atempadamente no crescimento destes ossos.

Educação oral

A educação de bons hábitos de higiene oral nos mais novos e a realização de revisões 2 vezes por ano, será fundamental para prevenir possíveis patologias, ao mesmo tempo que se consegue uma atitude e uma resposta positiva da criança frente ao tratamento e às visitas necessárias ao dentista.

Tratamento de cáries

A ingestão frequente de açúcares associada a uma má escovagem resulta frequentemente no aparecimento de cáries. Se não tratadas, as cáries podem condicionar a perda precoce dos dentes de leite, muitas vezes com consequências ao nível do posicionamento e alinhamento da dentição definitiva. Para além do tratamento, durante a consulta a criança e os pais são aconselhados sobre hábitos saudáveis de alimentação e higiene oral.

Saúde oral

Durante a consulta e de forma pedagógica, crianças e pais recebem orientação acerca da saúde oral, onde se incluem conselhos sobre as vantagens de uma alimentação pobre em açúcares, bem como indicações sobre os procedimentos para uma correta higiene oral. Para além de evitar o aparecimento de cáries e de placa bacteriana, uma correta escovagem evita também o aparecimento de problemas nas gengivas.

Acompanhamento Ortodôntico

O mau posicionamento dentário e a má oclusão são problemas que afetam muitas crianças, determinando a necessidade do uso de aparelhos dentários. Neste sentido, o acompanhamento regular é fundamental para atuar precocemente e prevenir ou tratar o problema desde o seu início.

Perguntas Frequentes

A primeira visita de um bebé ao dentista deverá ocorrer assim que nasce o primeiro dente de leite ou o mais tardar até ao primeiro ano de vida da criança. Nessa altura, o odontopediatra (Dentista Pediátrico) irá avaliar a cavidade oral do bebé e principalmente orientar os pais acerca de medidas de higiene oral e dieta, assim como, prevenção e interceção de má-oclusão.

Sim. Os dentes decíduos (dentes de leite) são essenciais para a mastigação, estética, fonética e para assegurarem o espaço necessário para a erupção dos dentes definitivos e como tal devem ser tratados.

A higiene oral já deve ser feita mesmo antes da erupção dentária, recorrendo a gazes humedecidas com água para limpar a gengiva bebé. Após a erupção do primeiro dente, deve utilizar-se então uma escova macia com uma cabeça pequena ou uma dedeira.

A erupção da primeira dentição dá-se entre os 6 e os 8 meses de idade.

A partir dos 6-7 anos a criança deve estar apta a escovar os próprios dentes, embora supervisionada pelos pais. Antes desta idade, eles podem começar a “brincar” com a escova e a aprender os movimentos de escovagem para se irem familiarizando, no entanto, a responsabilidade da escovagem ainda fica a encargo dos pais.

Médicos Responsáveis

Marque uma consulta de avaliação com um dos nossos médicos especializados em Periodontologia e fique a conhecer qual a melhor solução para o seu sorriso.

Agendar Consulta