COROAS DENTÁRIAS

Coroas dentárias

As coroas são dispositivos protéticos fixos que podem ser cimentados sobre dentes ou sobre implantes. As coroas sobre dentes funcionam como um “capacete” protetor, e esteticamente são muito semelhantes aos dentes naturais. Para se colocar uma coroa, o dente tem que ser desgastado e, eventualmente, poderá ser necessário a sua desvitalização. Muitas vezes, para além da coroa, também colocamos um espigão (elemento inserido dentro do canal da raiz), principalmente em casos que não temos estrutura coronária suficiente e necessitamos de uma maior retenção.

Quando se deve colocar?

Existem várias razões que levam à indicação deste tratamento: dentes com destruições extensas, cuja reparação implica a colocação de uma quantidade de material restaurador maior do que a estrutura dentária saudável que a suportaria, dentes com manchas dentárias permanentes resistentes a tratamentos de branqueamento e dentes esteticamente mal posicionados.

Duração do tratamento

Estas peças protéticas não se colocam numa só consulta. É necessária uma consulta de avaliação (e desvitalização se necessário). Posteriormente o dente tem que ser preparado, ou seja, tem que sofrer um desgaste propositado para receber a coroa. Depois de preparado tem que se fazer um molde, para que o protésico consiga fazer uma coroa individualizada para si. Entre estas consultas poderá ter que se colocar uma coroa provisória. As consultas finais servem para fazer a prova da coroa, fazer os desgastes necessários e escolher a cor. Finalmente a coroa é cimentada (colada) ao seu dente.

Perguntas Frequentes

As coroas dentárias podem ser classificadas quanto ao seu material de confeção (coroas dentárias de resina, cerâmica, metalocerâmicas e zircónia) e, quanto à função da prótese propriamente dita, podendo ser uma coroa dentária definitiva ou provisória, sendo esta última colocada durante o período de fabrico da coroa dentária definitiva. As coroas podem ser colocadas sobre dentes naturais ou sobre implantes.

Muitas vezes, nas consultas de medicina dentária, um dos problemas que surgem nos dentes com coroas dentárias, é o aparecimento de cárie na estrutura que apoia a coroa devido à infiltração de bactérias, pondo em risco tanto o dente como a coroa dentária.

Uma prótese dentária fixa como a coroa dentária cerâmica apresenta grande resistência e durabilidade.

Quando é proposto a colocação de uma coroa num dente, enquanto a coroa é confecionada pelo laboratório, é colocada uma coroa provisória no lugar da futura coroa dentária definitiva. Por isso, enquanto espera pela sua prótese fixa definitiva, a falta de dente não é algo com que tenha de se preocupar.

Geralmente, a coroa dentária provisória tem uma resistência inferior à da coroa definitiva, visto ser de um material menos resistente. Enquanto usa a coroa provisória deve manter uma higiene oral controlada e evitar alimentos mais duros e difíceis de mastigar para evitar o descolamento da coroa provisória.

Médicos Responsáveis

Marque uma consulta de avaliação com um dos nossos médicos especializados em Implantologia e fique a conhecer qual a melhor solução para o seu sorriso.

Agendar Consulta