PRÓTESES DENTÁRIAS

A reabilitação oral, prostodontia e/ou prótese dentária é o ramo da Medicina Dentária responsável por repor os dentes perdidos e/ou substituí-los por motivos funcionais, mastigatórios ou estéticos. Pode-se dividir a reabilitação oral e as suas soluções protéticas em 3 subtipos: as removíveis, as fixas sobre-dentes e as fixas sobre-implantes. Todas as soluções aqui mencionadas devem ser discutidas com o seu Médico Dentista para que, após uma avaliação pormenorizada, lhe seja apresentada a solução mais indicada para o seu caso em particular.

Prótese removível

As próteses removíveis, ou vulgarmente conhecidas por dentaduras, funcionam pelo apoio da base de prótese na gengiva; permitem repor vários dentes de uma vez só, são mais baratas e o seu conserto é fácil. Em contrapartida, nem todas as pessoas se habituam ao volume da prótese, à sua mobilidade e em determinadas situações quando já não existe nenhum dente a sua estabilidade é muito reduzida, sobretudo no maxilar inferior. As próteses removíveis podem ser totalmente em acrílico (próteses acrílicas) ou em cromo-cobalto com os dentes em acrílico (próteses esqueléticas).

Prótese fixa sobre dentes

A prótese fixa sobre-dentes é uma solução onde os dentes naturais servem como pilares, estando dependentes do seu estado. Permite repor um ou vários dentes, caso exista pilares dentários nas extremidades para suportar a prótese fixa. Ao contrário das próteses removíveis que têm dentes de acrílico, a prótese fixa usualmente é realizada com dentes de cerâmica ou metalo-cerâmica (coroas ou facetas). Este tipo de material é mais estético, mais resistente e mais duradouro.

Prótese fixa sobre implantes

A prótese fixa sobre-implantes semelhantemente à solução anterior vai depender de um pilar, que neste caso não é um dente natural, mas sim um implante dentário. O implante dentário composto de titânio ou zircónia vai ser colocado cirurgicamente no osso e realizar a função da raiz dentária para suportar a prótese fixa. Esta solução pode ser praticada quando existe falta de um ou vários dentes. Hoje em dia, em situações onde falta apenas um dente posterior a solução fixa poderá ser a mais indicada. Para desdentados completos poderá ser possível com um mínimo de 4 implantes por toda uma arcada dentária. Para soluções parciais são usados materiais cerâmicos e/ou metalo-ceramicos, para soluções de prótese total é possível escolher entre o acrílico, metalo-ceramico ou o cerâmico.

Em desdentados completos quando não é possível repor todos os dentes de uma arcada com uma prótese fixa sobre-implantes, os implantes dentários permitem-nos oferecer uma solução semi-fixa. É criado um sistema de encaixe para aumentar a estabilidade, retenção e satisfação da prótese removível com apenas alguns implantes dentários.

Perguntas Frequentes

Existem várias soluções de próteses dentárias para a falta de dentes ou para resolver problemas dentários estéticos – próteses removíveis e próteses fixas. As próteses removíveis podem ser acrílicas, flexíveis e esqueléticas, ou apoiadas sobre implantes. As próteses fixas englobam as coroas apoiadas sobre dente ou sobre implante, pontes apoiadas sobre dentes ou implantes e facetas.

A prótese dentária fixa é aconselhada para pacientes que não tenham dentes em um dos maxilares ou em ambos.

Quando comparada à prótese dentária removível, a prótese dentária fixa apresenta maior conforto, melhor estética, maior resistência e durabilidade e melhor capacidade de mastigação.

Na colocação da prótese fixa sobre implantes geralmente aguarda-se um período mínimo de 3 meses após a colocação dos mesmos, exceptuando as vezes em que se pretende colocar implantes de carga imediata, que implica a colocação da coroa dentária provisória no mesmo dia da cirurgia, sendo substituída pela coroa dentária definitiva umas semanas mais tarde.